terça-feira, 19 de março de 2013

ISCA PET X TETRA PACK


Hoje vou tratar de um tema pouco estudado. Sempre me perguntei qual isca seria mais eficiente na captura de abelhas sem ferrão. Sabe-se que por lei só podemos aumentar nosso plantel através de iscas ou divisão de enxames. Encontrei somente um trabalho científico sobre o assunto, então resolvi consultar criadores experientes e os dados desse trabalho para tirar minhas conclusões.

Na metodologia do trabalho, foram utilizadas as iscas pet e caixas de papelão (não foram utilizadas caixa tetra pack). As abelhas preferiram mais as iscas pet à as caixas de papelão. Eu acredito que as abelhas teriam um problema maior com as caixas tetra Pack porque alem do papelão ainda existe aquele papel alumínio.

Segundo o trabalhos garrafas pet obtiveram um melhor resultado frente as caixas de papelão, sendo as pet de maior volume com um índice melhor de captura, para as trigonas uma isca de 3 litro é suficiente mas para melíponas o ideal seria um galão de 5 litros. Caso queria aumentar o volume da sua garrafa o ideal seria unir duas garrafas, lembrando sempre de fazer furos para evitar a umidade excessiva .

Depois desse minha pesquisa sobre iscas vou fazer uma isca com caixas de sorvetes que são do tamanho das minha caixas de jataí e colocar junto das minhas iscas pet. Qual isca terá melhor desempenho??? Assim que tiver capturado vários enxames postarei no blog a resposta.


foto 01 - isca pet

foto 02 - isca Tetra Pack

Esse vídeo mostra uma inovação na fabricação das ISCA PET. Acesse esse link do YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=pwKvjGKybz0




quinta-feira, 7 de março de 2013

Alimentação artificial


Para sobreviverem, as abelhas necessitam alimentar-se e atender às exigências de seu organismo quanto às necessidades de:
  • Água
  • Carboidratos (açúcares)
  • Proteínas
  • Vitaminas
  • Sais minerais
  • Lipídeos (gorduras).

Esses nutrientes são retirados da água, mel (néctar) e pólen das flores, mas também podem ser encontrados em outras substâncias usadas fabricadas pelo homem e por isso são chamados de alimentos artificiais.

Na alimentação suplementar-alimentação artificial- das abelhas é necessário fornecer componentes energéticos, para suprir a ausência do néctar e, em algumas situações, os componentes protéicos, para compensar a falta de pólen. O fornecimento de uma alimentação energética e/ou protéica vai depender da deficiência observada no enxame.

A época correta para iniciar o fornecimento de alimento artificial varia de acordo com a região. Em geral, nos períodos secos, chuvosos ou frios, falta alimento no campo. Por isso, o meliponicultor deverá ficar atento para a entrada de alimento em suas caixas.

É muito importante conhecer o fluxo de alimento de sua região. Para facilitar o conhecimento do fluxo de alimento na sua região crie uma agenda de anotações, em que são registradas as floradas e épocas de ocorrência. Ao final de um ano você terá uma noção de quando ocorrem e da duração das floradas. Procure associar as floradas que você observa com o desenvolvimento dos enxames e a entrada de alimento. Ao repetir essas observações por três anos você terá um bom calendário das floradas e do fluxo de alimento nos seus apiários.

Exames fracos e mal nutridos estão fadados à morte se não sofrerem intervenção do meliponicultor. A reprodução esta diretamente ligada a alimentação, sendo o estoque de polen baixo as rainha param de colocar ovos e diminuindo o numero de indivíduos dentro da caixa facilitando assim a entrada dos inimigos naturais das abelhas.

 ALIMENTAÇÃO ENERGÉTICA
 Deve-se misturar água com mel na proporção de 50% de água + 50% de mel de Apis
 ALIMENTAÇÃO PROTEICA
Existem várias receitas proteicas e cabe ao meliponicultor escolher a que mais se adequa a espécie criada por ele. Vou deixar uma receita simples, barata e que funciona
3 partes de farelo de soja + 1 parte de farinha de milho + 6 partes de mel. Misturar bem os dois farelos e adicionar o mel devagar até formar uma pasta mole