terça-feira, 19 de março de 2013

ISCA PET X TETRA PACK


Hoje vou tratar de um tema pouco estudado. Sempre me perguntei qual isca seria mais eficiente na captura de abelhas sem ferrão. Sabe-se que por lei só podemos aumentar nosso plantel através de iscas ou divisão de enxames. Encontrei somente um trabalho científico sobre o assunto, então resolvi consultar criadores experientes e os dados desse trabalho para tirar minhas conclusões.

Na metodologia do trabalho, foram utilizadas as iscas pet e caixas de papelão (não foram utilizadas caixa tetra pack). As abelhas preferiram mais as iscas pet à as caixas de papelão. Eu acredito que as abelhas teriam um problema maior com as caixas tetra Pack porque alem do papelão ainda existe aquele papel alumínio.

Segundo o trabalhos garrafas pet obtiveram um melhor resultado frente as caixas de papelão, sendo as pet de maior volume com um índice melhor de captura, para as trigonas uma isca de 3 litro é suficiente mas para melíponas o ideal seria um galão de 5 litros. Caso queria aumentar o volume da sua garrafa o ideal seria unir duas garrafas, lembrando sempre de fazer furos para evitar a umidade excessiva .

Depois desse minha pesquisa sobre iscas vou fazer uma isca com caixas de sorvetes que são do tamanho das minha caixas de jataí e colocar junto das minhas iscas pet. Qual isca terá melhor desempenho??? Assim que tiver capturado vários enxames postarei no blog a resposta.


foto 01 - isca pet

foto 02 - isca Tetra Pack

Esse vídeo mostra uma inovação na fabricação das ISCA PET. Acesse esse link do YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=pwKvjGKybz0




Nenhum comentário:

Postar um comentário